quarta-feira, 28 de setembro de 2016

COMO ENSINAR A CRIANÇA ESCOVAR OS DENTES


A criança deve ser motivada a cuidar dos dentes e da saúde bucal em geral desde bebês, e esse estímulo deve persistir até a adolescência de formas diferentes.
Ainda quando bebê, deve se fazer a higienização da superfície bucal da criança com um dedo envolvido em uma gaze com movimentos leves e circulares passando pelas gengivas, bochechas e língua.
Após a erupção dos primeiros dentes pode se usar uma escova chamada Finger toothbrush, que é uma escova em forma de dedal com uma pequena série de cerdas muito macias.
Quando a criança desenvolve coordenação motora, devemos usar escovas infantis, com cerdas ultra-macias e creme dental sem flúor, já que o flúor é tóxico e a criança não tem coordenação suficiente para expelir a saliva com creme dental e acaba engolindo. Essa ingestão de creme dental com flúor pode prejudicar a formação dos dentes, levando a um quadro de fluoróse, que seria uma má formação dental, ou seja, os dentes podem nascer com manchas, anomalias de forma e tamanho, trincas e descamações.
Nessa faze, a criança acha tudo muito divertido e uma boa opção é um adulto escovar os dentes junto com a criança brincando e ao mesmo tempo escovando e incentivando a criança a escovar os dentes. Lembrando que a criança se espelha nos adultos que estão à sua volta e os adultos têm por obrigação dar um bom exemplo, ou seja, se você não cuida dos seus dentes, seus filhos não cuidarão também, porque filhos querem ser como os pais.
Na faze da pré-adolescência acontece um fato curioso, as meninas ficam vaidosas e assim cuidam muito bem dos dentes, já os meninos ficam mais relaxados com relação a roupas, cabelos, calçados e os dentes. Nessa faze aumenta a incidência de doenças bucais entre os meninos, o mais comum são dentes cariados e doenças gengivais.
Na adolescência, a vaidade, as descobertas, as conquistas, as paixões levam aos consultórios jovens preocupados com a estética dos dentes. Aparelhos ortodônticos, clareamentos, piercing, são os pedidos mais comuns, porém o mesmo jovem que quer dentes brancos, bem posicionados e bonitos, tem vergonha de levar uma escova de dente pra escola e consequentemente vai se tornar um adulto que tem vergonha de escovar os dentes no banheiro do trabalho ou de um restaurante.
Existem várias técnicas de escovação e uso de fio-dental, cada uma, adequada a um tipo de indivíduo, com suas habilidades e dificuldades. Consulte um cirurgião dentista que ele lhe orientará.

Precisamos orientar nossas crianças para que tenhamos no futuro uma geração com dentes saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário