sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Padre Afonso participa de evento sobre comitês de água na RM Vale e Litoral Norte



A criação de comitês das águas nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte foi o tema principal do 13º Diálogo Político Ambiental Suprapartidário, realizado na última quarta-feira, 31, em Taubaté. Os comitês representam a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos.
O evento foi organizado pelo Movimento Nascentes do Paraíba e pela Frente Parlamentar em Defesa da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, presidida pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV), com parceria da Frente Parlamentar Mista dos Municípios Produtores de Água da Câmara Federal e o Sindareia/SP.
Na abertura da programação, coordenada pelo professor Lázaro Tadeu Ferreira da Silva, o Zé do Paraíba – personagem que defende e conscientiza a comunidade regional em relação ao rio Paraíba do Sul - Padre Afonso destacou a importância da união entre os vários setores, pela preservação dos recursos hídricos da bacia.
“Tenho pensado muito no ser humano e suas mazelas e vendo os recursos naturais sendo degradados e maltratados e penso que as coisas precisam ser feitas agora. Temos um rio que é a veia arterial da região, uma fonte de vida. Precisamos nos juntar, dar as mãos e ser fonte de conscientização pela sua recuperação e preservação”, disse Padre Afonso, que é autor da lei n.º 13.887, que institui o dia 23 de setembro, como o Dia Estadual das Nascentes do Rio Paraíba do Sul.

Os comitês das águas, segundo o professor Lázaro, são organizados nos municípios por meio das câmaras locais e vários deles deverão ser instalados no próximo dia 22 de setembro, quando é comemorado o Dia do Rio Paraíba do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário