sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Professor Doutor da FUNVIC ministra cursos de pós-graduação em Portugal



A Faculdade de Pindamonhangaba tem entre seus docentes o Professor Dr. José Chibebe Júnior, que realizou seu doutorado sanduíche pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp e  pela Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Harvard Medical School) nos Estados Unidos, onde esteve entre os anos de 2011 e 2012.
O professor, que também é mestre e especialista em Dentística, é responsável por esta especialidade   no curso de Odontologia da FUNVIC, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Atualmente, em Portugal, coordena, em parceria com a FUNVIC, cursos de pós-graduação em Odontologia Restauradora Estética nas cidades de Lisboa e Porto.
O professor teve seu primeiro contato com a metodologia da Aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning - PBL) durante o período de seu doutorado na Universidade de Harvard e, desde então, vem trazendo e compartilhando com os professores e coordenadores da FUNVIC suas experiências e vivências.
Em agosto de 2015 iniciou em Portugal uma pós-graduação nesta metodologia ativa.
Sempre com o apoio da FUNVIC, o professor ministra desde 2008 cursos de pós-graduação em Portugal e Angola, além de receber profissionais estrangeiros nas especializações que coordena na FUNVIC.
Durante todos estes intercâmbios, o doutor José Chibebe Júnior, tem adquirido novas experiências e conhecimentos e tem trazido novidades para a Faculdade de Pindamonhangaba sobre a metodologia PBL – – Aprendizagem baseada em problemas, introduzida inicialmente na instituição pelo professor Alan Ricardo de Sousa Araújo, no ano de 2014.
“A metodologia PBL envolve os alunos na aprendizagem com situações do dia-a-dia, dando-lhes conhecimento que irão levar para a vida toda”, disse.
Segundo ele, “no contexto do PBL, é necessário que o professor gere uma necessidade de conhecimento contínuo, fazendo com que o aluno evolua e desenvolva suas habilidades”. “O corpo docente da FUNVIC está disposto a absorver inovações e novas metodologias para melhorar o ensino, visando a excelência, que é o foco principal da Faculdade de Pindamonhangaba. Muitos já começaram a implementar a metodologia dentro das disciplinas, é já é possível ter um retorno positivo dos estudantes em relação a  motivação e  ao empenho, já que traz a realidade da profissão para dentro da sala de aula”, completou Chibebe.
Chibebe tem participado de palestras presenciais e on-line, por videoconferência, com os professores e coordenadores da FUNVIC para transmitir as experiências adquiridas. Entre as atividades que marcou presença estão as semanas pedagógicas e workshops sobre PBL para os coordenadores e professores dos cursos.
O especialista faz parte da história da Faculdade desde 2005, quando assumiu a Disciplina de Dentística e Clínica Integrada. Orgulha-se de ter sido homenageado como patrono da primeira turma do curso de Odontologia e de ter sido homenageado como paraninfo em mais de 7 turmas que se formaram.
Também foi o primeiro coordenador do Centro Clínico da FUNVIC - que abriga a Clínica de Odontologia, a Clínica de Fisioterapia e a Farmácia Escola - e colaborou com a implantação deste importante espaço destinado ao atendimento às pessoas de menor poder aquisitivo da cidade de Pindamonhangaba.
Já fez parte, por dois mandatos, do Colegiado Superior do Curso de Odontologia. Sua trajetória pela FUNVIC tem sido marcada pela estruturação de diversos projetos.  Em 2006 implantou e coordenou um dos primeiros cursos de pós-graduação da Instituição, a Especialização em Dentística e, desde então, também coordena cursos de Atualização e Aprimoramento em Dentística.Restauradora Estética. Em 2010, foi um dos idealizadores e o presidente do 1o COIP - Congresso Odontológico Internacional de Pindamonhangaba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário