terça-feira, 4 de outubro de 2016

Alckmin sofre dupla derrota em Pindamonhangaba, sua cidade natal



Candidato do PSDB e sobrinha do governador não conseguiram se eleger


SÃO PAULO — Considerado o grande vitorioso das eleições deste domingo, já que seu candidato João Dória venceu no primeiro turno em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sofreu uma dupla derrota justamente em sua terra natal. A cidade de Pindamonhangaba — localizada a 140 km da capital — elegeu um candidato que derrotou o candidato do PSDB na cidade, além de uma sobrinha de Alckmin.

Isael Domingues, do PR (Partido da República), foi eleito o novo prefeito de Pindamonhangaba com 34.589 votos. O candidato da coligação “Força e Trabalho para Avançar”, que tem em sua legenda partidos como PR, PRB, PROS e PCdoB, teve 4.134 votos de vantagem sobre Vito Ardito Lerário, do PSDB.
Vito Ardito Lerário foi o segundo colocado com 30.455 votos; Myriam Alckmin, do PPS, terminou em terceiro lugar com 4.619 votos.
Sobrinha de Alckmin, Myriam foi eleita vereadora pelo PSDB em 2004. Mas, no meio do mandato, trocou de partido. Ela afirmou na época ter sido perseguida dentro do PSDB.
— Fui a candidata do partido com mais votos. E também quebrei um tabu: há 16 anos uma mulher não era eleita vereadora. Na época, falei com meu tio sobre minha saída do partido. Ele respeitou e desejou boa sorte — contou ela, em 2008, quando foi eleita vice-prefeita de Pindamonhangaba ao lado do então prefeito, João Ribeiro, do PPS, que na época se reelegeu.
Depois da gestão João Ribeiro, em 2012, Vito Lerário foi eleito e tentava a reeleição ontem. Isael era vice-prefeito na atual gestão. Ele rompeu a aliança com Vito, mas mesmo assim permaneceu no cargo.
Natural de São Paulo, Isael Domingues é casado, tem 49 anos e é formado em medicina. Ele prometeu um “choque de gestão”, e disse acreditar que sua vitória foi saber entender os sentimentos das ruas.
Pindamonhangaba tem cerca de 150 mil habitantes — número 20 vezes menor do que a quantidade de votos que João Dó
ria recebeu em São Paulo (3 milhões).






Nenhum comentário:

Postar um comentário