sexta-feira, 4 de novembro de 2016

AINDA HÁ JUÍZES EM BERLIM




PROCURADOR ANTONIO FLORENCIO
Essa é a frase, que teria sido proferida por um moleiro alemão, em resposta ao Imperador “Frederico O Grande”, que queria forçá-lo a vender o seu modesto moinho, para permitir a expansão do seu Palácio de Verão. A frase do século XVIII foi integrada na cultura política do ocidente como um tributo de respeito e fé numa Justiça composta por Juízes independentes e comprometidos com a Lei.  O moleiro, naquele momento, ensinava ao tirano que outros tempos ainda viriam. Verdade é que o Brasil e Pindamonhangaba ainda não chegaram ao século XVIII da evolução democrática, mas parece que chegarão desde que a sociedade e a imprensa continuem a apoiar as principais instituições da frágil democracia brasileira: Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e, vivendo a sua primavera, a Advocacia Pública.


6 comentários:

  1. É doutor e de juiz o senhor entende né?
    Tem um monte de processo na justiça né...

    ResponderExcluir
  2. Sr. Procurador Antonio Florêncio, segundo o servidor, "o Brasil e Pindamonhangaba ainda não chegaram ao século XVIII da evolução democrática". Sendo assim, o sr. acredita que uma forma de atingir essa evolução seria através do respeito as autoridades? Qual seria a sua opinião com relação a desacato? Vide processo tj/sp sob nº 0005659-57.2016.8.26.0445, onde o senhor é autor do fato... Pontanto, isso não seria hipocrisia, escrever tais textos no blog e agir dessa forma?

    ResponderExcluir
  3. Não foi dito no blog que talves ele seria o novo Secretario de assuntos Jurídicos? se cojitam o nome dele é por que ele é o mais capacitado para o cargo e não colocariam ele se ele tivece envolvido nessas coisas que dizem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos erros de português! Esse não deve nem ter se formado no ensino médio kkk

      Excluir
    2. Mais capacitado? Ele e aquele Gontijo são bem parecidos, bastante processos na justiça contra eles, além de dizerem pelos corredores que ambos possuem reputação negativa e má fama por atitudes incorretas... Não os conheço, mas pelo visto deve haver melhores opções

      Excluir
  4. Saudades da época em que essa coluna trazia temas pertinentes à sociedade pindense. Como quando o autor trouxe textos sobre probidade logo após denunciar a secretaria de assuntos jurídicos.
    Hoje só vemos textos com palavras rebuscadas mas com pouco conteúdo, como o de hoje que trata de um assunto sério mais de forma absolutamente rasa e superficial.
    Aliàs procurador Antonio Florêncio, o senhor fala sobre o desenvolvimento das instituições democráticas e cita a advocacia pública, mas como o senhor deseja que a advocacia pública se desenvolva ao mesmo tempo em que comenta-se que o senhor "procurador" municipal concursado não comparece ao trabalho há varios meses?

    ResponderExcluir