quarta-feira, 23 de novembro de 2016

VISAGISMO


A arte de customizar o sorriso
O sorriso é a maior forma de expressão dos sentimentos de um ser humano e não expressa somente alegria, mas um amplo leque de emoções e sensações impossíveis de serem mascarados ou interpretados até pelos mais renomados atores.
Por trás de um sorriso existe um indivíduo que tem uma identidade psicológica só dele, com sua personalidade, independente dos traços físicos, etnia ou posição social.
O Visagismo é a técnica de identificação e customização do sorriso na confecção das próteses dentárias a fim de reestabelecer o sorriso de uma forma condizente com o que se almeja em uma reabilitação oral e acima de tudo com o que o indivíduo é e quer expressar.
Há muito tempo o Visagismo vem sendo usado em salões de beleza para a escolha do corte de cabelos que seja adequado para o rosto dos clientes, ou mesmo na escolha das maquiagens levando em consideração idade, altura, formato do rosto e ocasião. Utiliza-se também o Visagismo na escolha do formato e tamanho dos óculos, para que esse acessório combine com o rosto das pessoas.
Na odontologia o Visagismo é uma ferramenta de extrema importância principalmente na confecção de próteses totais (dentaduras), porque muitas vezes o paciente chega ao consultório já totalmente desdentado ou com próteses muito velhas, com dentes gastos e deformados, não oferecendo nenhuma pré-referência para a confecção das novas próteses.
Pelo método convencional o profissional se orienta através de medidas e linhas obtidas na boca e rosto do paciente e assim confecciona as próteses seguindo padrões pré-estabelecidos de cor, tamanho, formato e inclinação dos dentes. Porém, se tivermos indivíduos com medidas
semelhantes, teremos próteses muito parecidas, ou até iguais, independente de quem for usar.
Agora, um exemplo: imaginem duas mulheres, ambas de meia idade e com medidas referenciais iguais ou muito parecidas.
A primeira é oriental, mora no bairro da Liberdade em São Paulo, é uma pessoa tímida, calma e introspectiva. Usa sempre roupas discretas quase sempre em tom nude ou pastel e raramente vai a eventos sociais, com exceção as visitas semanais ao templo Budista.
A segunda é negra, mora na comunidade Canta Galo no Rio de Janeiro. É uma mulher alegre, sorridente, extrovertida e com um forte sotaque carioca. Usa roupas alegres, coloridas, não dispensa uma minissaia, um salto alto e não perde um pagode.
É quase impossível imaginar essas duas mulheres utilizando próteses que expressem o mesmo tipo de sorriso, sendo que uma quer expressar alegria demais, e a outra de menos. Porém isso acontece com mais frequência do que podemos imaginar e é comum ouvir relatos de pacientes dizendo que a partir do momento em que começaram a usar as próteses, seus sorrisos mudaram e vem mudando a cada troca das mesmas.
Em certa ocasião, uma paciente me procurou insatisfeita com um par de próteses confeccionadas por um colega. Essa senhora é uma negra linda, com todos os traços bem definidos, característicos da raça, e queixava-se em relação à estética da prótese. Segundo ela, o profissional alegou que aquelas próteses seguiam padrões europeus e estavam na moda.
Bem, faltou ao profissional perceber que o mais próximo do que ela precisava seriam próteses no padrão africano.
Utilizando as técnicas do Visagismo visamos obter próteses singulares, com sorrisos que expressem o que o indivíduo quer expressar, com suas características físicas, personalidade, vontade, anseios, alegrias e tristezas, assim um sorriso verdadeiro, sem seguir nenhum tipo de padrão pré-estabelecido.
O Visagismo Odontológico foi estudado e desenvolvido pelo Dr. Bráulio Paolucci e mistura Psicologia e conceitos de arte no desenvolvimento e confecção do sorriso protético, acrescentando várias ferramentas a serem utilizadas pelos cirurgiões dentistas e técnicos em prótese dentária na obtenção do sorriso.
O paciente assistido por um Cirurgião Dentista com as técnicas do Visagismo começa a ser analisado desde o momento em que entra no consultório. Etnia, tipo físico, postura, modo de expressar, vaidade, olhar, tom de voz, etc. Todos esses aspectos colaboram com o nosso trabalho.
O próximo passo é o registro das informações físicas do paciente. Moldagem das arcadas e o registro das linhas referenciais, que é a única etapa em comum com o método tradicional de confecção das próteses dentárias.
Após esse passo, o paciente é submetido a uma entrevista em forma de conversa, bate-papo descontraído, para que o profissional conheça um pouco do indivíduo que está por trás daquela boca a ser reabilitada e possa colher informações implícitas a respeito da personalidade do mesmo. Estas informações são impossíveis de serem vislumbradas sem o auxílio da técnica Visagista. Nesta etapa também é muito importante ouvir do paciente o que ele anseia das novas próteses, tornando-o coautor do trabalho.
Após a montagem dos dentes, executamos uma sessão de prova da prótese com os dentes em posição e toda parte anatômica da gengiva esculpida, assim o paciente pode ter uma ampla noção de como ficará o seu sorriso ao término do trabalho.
Nesta sessão, é importante um tempo maior de consulta para que o paciente possa analisar o trabalho em andamento, conversar, sorrir e sentir as próteses a fim de que qualquer detalhe a ser modificado ou adicionado possa ser feito antes do término do trabalho. É de grande importância quando uma terceira pessoa pode comparecer nesta sessão acompanhando o paciente e colaborando para atingirmos o melhor resultado. Geralmente esta pessoa é um parente ou amigo que convive com o paciente e assim olha pra ele com frequência.
Finalizando todas as etapas com sucesso, o último passo é a entrega das próteses, a qual exige também um maior tempo de consulta para que sejam feitos todos os ajustes de adaptação e oclusão, além de todo o trabalho de adaptação psicológica da paciente ao novo sorriso.
Alguns profissionais optam por confeccionar as próteses sem o intermédio de um técnico, visando maior fidelidade e evitando uma distorção de informações.
Aos profissionais que optam por trabalhar com um técnico em prótese, é necessária uma perfeita interação entre os profissionais para que se consiga um resultado perfeito.
Ao procurar um profissional lembre-se de que não temos o poder de trazer de volta os dentes perdidos, mas fazemos o possível para que o paciente deixe o consultório totalmente reabilitado para o convívio em sociedade, com as funções de estética, fonética e deglutição reestabelecidas e principalmente, com um sorriso verdadeiro.
Dr. Nilton José Lira CRO/SP 97.089
Cirurgião dentista a 04 anos e Técnico em Prótese Dentária a 25 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário