sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Você sabe o que é e o que faz um Procurador Municipal?



Reportagem especial pelo Procurador Antonio Florencio*

Procurador Municipal é um profissional do ramo do Direito, aprovado em difíceis e concorridos concursos públicos, remunerado pelos tributos pagos pela população para assessorar juridicamente os servidores públicos municipais no exercício de suas funções, bem como para defender perante o Poder Judiciário o patrimônio e os interesses da cidade onde atua. Os procuradores municipais, estaduais e federais, os defensores públicos e os promotores de justiça são atividades consideradas pela Constituição Federal como essenciais à Justiça. Para entender com mais clareza a atividade de um procurador municipal é importante sabermos que palavra da língua portuguesa “procurador” vem do Latim "pro" (por ou para) + "curator" (aquele que cuida de algo ou aquele que zela por lago), ou seja, procurador é aquele que cuida de algo para alguém. O Procurador Municipal faz exatamente isso: ele cuida (zela) dos interesses e do patrimônio do município em prol do cidadão, seu verdadeiro senhor. Ainda é importante acrescentar que essa atividade tem que ser exercida sem medo e contra todos que tentam lesar o patrimônio público, sob pena de prevaricação.

Recomendo aos leitores que conheça os procuradores municipais de sua cidade, converse com eles e faça suas críticas como forma de avançarmos na busca de uma cidade mais justa e eficiente para dar boas respostas aos anseios sociais.

9 comentários:

  1. Não consigo entender qual o problema dos advogados municipais em usarem esse nome sendo que é o nome do cargo deles (dado pela própria lei municipal). Talvez algum advogado do municipio possa vir nos esclarecer porque o dr Antonio especificamente faz tanta questão de se chamar procurador.

    ResponderExcluir
  2. Juarez, será que é porque ele cuida (zela) pelos interesses e pelo patrimônio do município em prol do cidadão, seu verdadeiro senhor?
    Parabéns Dr. Antonio, verdadeiro Procurador do Município de Pindamonhangaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito DER, a minha pergunta foi em razão da nomenclatura do cargo, o nome "procurador" não existe no municipio, existe advogado municipal. Essa foi minha pergunta, porque o dr Antonio faz questão apenas de ser chamado de procurador, em detrimento do real nome do cargo que ocupa.
      Quanto ao fato dele zelar pelos interesses públicos em prol do cidadão, e lembrando que o mesmo não aparece na prefeitura ha meses segundo os funcionários de la, deve se tratar do primeiro caso de advogado público municipal a distância do país não é?

      Excluir
  3. Condutor, Motorista, Chofer.....tudo a mesma coisa....nomenclatura é só nomenclatura, o que importa é a substância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar explicar de novo, de uma forma didática pra você entender:
      A minha pergunta é justamente essa, porque o dr Antonio não usa o termo advogado municipal, sendo que segundo você são a mesma coisa?
      Outra coisa, não importa nesse caso se são ou não a mesma coisa, porque o nome do cargo público é a lei que define, e não a vontade do ocupante do cargo.
      Pelo menos você não tentou contra-argumentar o fato de que o seu estimado defensor da causa pública esta ausente da prefeitura (não se sabe o motivo), mas parece muito bem para manter sua coluna regular aqui no blog...

      Excluir
  4. Porque os termos advogado público, procurador público, advogado municipal e procurador municipal são sinônimos. Sendo assim, procurador municipal é a terminologia mais usada no Brasil que difere o advogado público do advogado particular (profissões totalmente diferentes)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como fazer você entender mesmo não é? Se eu estivesse procurando os sinônimos ou a definição eu teria procurado o google, minha pergunta não tem nada haver com a definição do cargo. Mas não vou ficar respondendo mais, não tem jeito de fazê-lo entender a diferença entre o que eu pergunto e a sua resposta.

      Excluir
  5. Verdade é que alguns procuradores municipais estão fazendo a diferença em Pindamonhangaba, que acompanha de perto sabe bem o que eu estou falando. Parabéns aos aguerridos procuradores municipais que estão fazendo valer o dinheiro público que recebem. Zelaram pelo interesse público e não pelo interesse da Administração. Uma Procuradoria Geral do Município forte é um grande passo para uma Administração proba. Meus parabéns.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo nesse ponto com você. Os advogados do municipio são muito competentes mesmo, aqui no blog ja vimos a presença de alguns deles que mostraram que zelam pelo patrimônio público e lutam pelo bem da cidade.
      Parabéns aos advogados municipais que estão sempre lutando pelo bem do município, que estão presentes de segunda a sexta, oito horas diárias e de forma honesta e correta vem ganhando o respeito da população.
      Enquanto isso outros acredito que desistiram de advogar pelo município para se dedicarem ao jornalismo...

      Excluir