terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Nova equipe da Educação se depara com kits escolares incompletos

Os kits escolares que a Prefeitura de Pindamonhangaba entrega no início do ano letivo aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, e que foram montados em dezembro de 2016, estão incompletos. Diferentemente do anunciado no final do ano passado, os kits não estão prontos para serem entregues aos alunos: faltam colas, massas de modelar e lápis de cor.
A atual administração municipal está trabalhando contra o tempo para tentar reverter a situação encontrada. A intenção é que no início das aulas os kits já estejam completos, no entanto, existem itens que foram impugnados pelo Tribunal de Contas e que, certamente, não serão comprados em tempo hábil: 6759 colas coloridas, 3050 massas de modelar e 2300 lápis de cor tipo jumbo. Para a aquisição desses itens, a Prefeitura fará uma nova compra, emergencial, e entregará aos alunos ao longo dos meses, de acordo com os trâmites burocráticos de compra.
De acordo com informações da atual administração da Secretaria de Educação, os gestores regionais e das unidades escolares não haviam sido informados desse problema. Ao contrário, acreditavam que receberiam os kits completos no dia 10 de fevereiro, conforme anunciado no calendário provisório definido pela administração anterior.
Dessa forma, a primeira medida da Secretaria de Educação está sendo colocar todos os gestores e conselhos a par da situação descrita.
Atualmente, são 8306 kits para alunos do 2º ao 5º ano, os quais faltam 759 colas coloridas. Para os alunos de pré e 1º ano, são 4338 kits prontos e serão montados outros, chegando-se a 6 mil kits. 
“Embora não tenhamos sido informados devidamente sobre a impugnação da licitação de compra dos materiais do kit escolar pela administração anterior, faremos o possível para garantir que a ausência dos itens não comprometa a qualidade do trabalho pedagógico em nossa rede", garantiu o secretário de Educação, Professor Júlio Valle.

Gestão anterior envia nota de esclarecimento

Os kits de materiais escolares para o atendimento aos alunos da Rede Municipal de Ensino foram montados a fim de que não haja nenhum tipo de prejuízo aos alunos no início do ano letivo, com previsão de entrega em 10 de fevereiro, por sermos conscientes da importância dos materiais escolares para as crianças, e do quão difícil é a montagem desses kits e que são adquiridos um a um, e montados pela equipe de funcionários, seguindo uma listagem de materiais definida pela Secretaria de Educação.
Diante disso a gestão anterior montou os Kits para garantia de que nenhum aluno tenha prejuízo com falta de material escolar no início do ano, sendo que a composição do Kit 2, está completa, conforme definição de atendimento de materiais aos alunos do Ensino Fundamental.
Os kits do segmento infantil parte foram montados sem a cola colorida, lápis de cor jumbo e massa de modelar, pois conforme divulgado pelo atual secretário de Educação houve questionamentos impetrados, através de um proponente, e estava em análise pelo Tribunal de Contas, o que ficou encaminhado para o novo gestor, motivo pelo qual não foi possível finalizar a aquisição destes materiais, importante informar que esse kit foi desenvolvido pela gestão anterior, cabendo à nova secretaria manter ou redefinir a composição dos kit´s.
Tal situação foi dada ciência e encaminhado para o conhecimento do atual secretário de Educação, e entendemos que o mesmo deve dar continuidade ao processo licitatório para agilizar a entrega aos alunos do segmento infantil, e a ausência dos referidos materiais não prejudica o início das aulas e nem as atividades escolares dos alunos.



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