quarta-feira, 22 de março de 2017

22 de março, Dia Mundial da Água











Diga não à privatização da água

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, estamos às voltas de uma possível privatização das empresas estatais de saneamento do Brasil pelo atual “governo” Temer.

Porém, sabemos que o saneamento é um serviço essencial de caráter social. As empresas privadas visam o lucro, e em vários países a experiência da privatização desses serviços não deu certo, ao contrário, os resultados foram negativos: aumento das taxas, serviços sucateados, trabalhadores explorados.

Água: todos precisam dela, e quem não a consegue, adoece e morre

A água é um bem natural e comum que está na iminência de se tornar um “ouro azul”, uma analogia ao petróleo, “ouro preto”.
A água, essencial à vida, é alvo de disputas entre empresas privadas, gigantes multinacionais que, em sua gana por lucros vultosos, tentam a todo custo abocanhar o setor de saneamento.

O Brasil, detentor de 12% da água doce de todo o planeta, está na mira de multinacionais que querem nossas reservas, inclusive subterrâneas, como o Aquífero Guarani, entre outros.

Para os neoliberais, a água é vista como mercadoria e a solução é privatizá-la. Pela lógica do mercado, a água, por ser um recurso natural vital, pode trazer lucros incomensuráveis, um comércio extremamente atraente que vai piorar ainda mais o quadro crítico da água hoje no mundo.

A água não pode ser analisada como um bem econômico, visto que sem água não há vida, e que, portanto, deve estar acima de qualquer prisma mercantilista. A água é um bem de caráter humanista, qualquer medida em relação a este tema deve ser pautado pela ótica social.

A responsabilidade pelo uso da água é do Estado e de todos os cidadãos

Devido ao mau gerenciamento dos recursos hídricos, a água esta se tornando escassa em diversas regiões do mundo. O desperdício, desmatamentos, poluição, contaminação de rios e solo, tudo isso influi para o problema da escassez, e todos temos responsabilidade neste quadro.

Mas o principal, e fundamental, é a ausência de políticas públicas que busquem reverter esta situação, e o constante risco da privatização dos recursos.

Neste ano a ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu o tema “Águas Residuais”, ou seja, o esgoto, como o foco das discussões para o Dia Mundial da Água 2017. Infelizmente nem todo esgoto é coletado e tratado e ainda é muitas vezes despejado nos rios, contaminando as águas, por isso é um importante tema a ser tratado, além do acesso à água potável.
Segundo dados da ONU, cerca de um bilhão de pessoas não têm acesso a um abastecimento de água suficiente, definido como uma fonte que possa fornecer 20 litros por pessoa por dia a uma distância não superior a mil metros.
Por todo o exposto, o Sintaema defende a gestão pública, o Estado deve garantir a água potável para todos, indiscriminadamente, com políticas de tarifas acessíveis e tarifas sociais e com participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos.

Sem água não há vida, por isso, vamos todos lutar contra a privatização da água, do nosso tesouro sem preço de mercado, mas sim valorizado pela VIDA.

A água é um bem que pertence  Terra e a todos os seres vivos que nela habitam, um direito inalienável, que não pode ser apropriado economicamente em benefício individual ou de acumulação de riqueza.

Diga NÃO à privatização da água!


Nenhum comentário:

Postar um comentário