quinta-feira, 23 de março de 2017

“Conscientização é a palavra-chave”, afirma Padre Afonso Lobato sobre tema da Campanha da Fraternidade de 2017



ASSUNTO FOI DISCUTIDO NESTA QUINTA-FEIRA, 16, EM ATO SOLENE DE ABERTURA DA CF 2017, REALIZADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi um dos participantes do ato solene de abertura da Campanha da Fraternidade (CF 2017), realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quinta-feira, 16, sob a presidência do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV). “Biomas Brasileiros e defesa da Vida” é o tema deste ano.
“O tema da campanha pode ser abordado de várias formas, mas sempre tem uma relação com a questão social e com o propósito da Quaresma, que é o de conversão”, disse o arcebispo.
Depois de fazer uma síntese da evolução da doutrina da Igreja sobre a questão ambiental, ele afirmou que o uso indevido dos recursos da Natureza deixa parte da população às margens do desenvolvimento. “Nossa fé em Deus, nos leva a respeitar o que Ele criou”, afirmou.
O bispo de Mogi das Cruzes, Dom Pedro Stringhini, afirmou que é preciso encontrar mecanismos e leis para equalizar os problemas ambientais, mas, sobretudo, é preciso investir na educação ambiental.
“Temos que persistir para que a destruição dê lugar à preservação”, afirmou. Além de se referir à situação crítica do rio Tietê, que nasce na sua região, ele também falou sobre a Pastoral Ecológica que ele criou em sua diocese.
CONSCIENTIZAÇÃO
Padre Afonso destacou que a Igreja precisa pressionar o Poder Público, “pois a vida está sendo agredida a todo o momento”, quando se vê, por exemplo, a situação do rio Tietê. Disse ainda que falta provocar a sociedade para que haja mudança de atitude. “Conscientização é a palavra-chave”, disse.
Além de dar continuidade ao debate no Legislativo paulista, inclusive com o uso da tribuna para falar sobre o tema, ele pretende convocar os secretários de meio ambiente da RM Vale, onde atua, com esse mesmo objetivo. “É preciso ter mudança de postura, ter um olhar com mais compromisso”, afirmou o parlamentar.
Ele ressaltou que para haver essa mudança, é fundamental promover a educação ambiental. “Nos sentimos provocados a colocar o tema nas nossas Igrejas, nas nossas escolas, nas universidades”, destacou.
Também estavam na mesa os assessores da CNBB, Antonio Evangelista e Padre Antonio Frizzo - que coordenou os trabalhos -, além do reverendo Jorge, representando a Igreja Anglicana, e da consultora internacional em desenvolvimento social e gênero do Centro de Apoio Pastoral do Imigrante (Cima), Soledad Requena De Spyer. 

Foto: Padre Afonso e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário