quinta-feira, 20 de abril de 2017

Caos: população de Pinda e de 15 municípios ficarão sem exames


Conforme informações obtidas junto ao laboratório municipal de Pindamonhangaba o material para realização de exames já está praticamente no final e segundo a responsável técnica Shirley Abreu eles conseguirão até o dia 28 realizar os exames necessários da cidade e em relação aos 15 municípios pela qual o laboratório é responsável já começará a ter problemas.
Segundo Shirley todos os seus contratos de convênios ainda não foram renovados e através de um dossiê protocolado junto ao gabinete do prefeito e secretária de saúde, onde ela mostra que caso não ocorra a compra rápida desses insumos a partir do dia 2 de maio o laboratório não terá nenhuma condição de realizar exames.
Atualmente o laboratório realiza em média 3.500 exames/dia em Pindamonhangaba e mais de 40 mil exames/mês na soma dos 15 municípios atendidos.
Esse dossiê foi assinado por Shirley e pelos 43 dos 44 funcionários que hoje fazem parte do laboratório, devendo a última assinatura que deverá ocorrer ainda hoje da primeira dama, que mesmo responsável pelo Fundo Social está cumprindo como citologistas as suas 4 horas como servidora concursada.
O que é triste é ver que a saúde e todo o trabalho das UBSs, PSFs e dos médicos poderão ser atrapalhados e em caso de uma suposta epidemia colocará em risco a vida dos 160 mil habitantes de Pinda e dos habitantes dos 15 municípios da região atendidos pelo laboratório.
O que está chamando a atenção é a omissão da primeira dama, conhecedora do trabalho de excelência que o laboratório de Pinda realiza sendo reconhecido em toda esfera nacional e internacional, ver o caos acontecer e deixar com que a saúde da população seja colocada em risco.
Entramos em contato com a diretora da DRS de Taubaté, Sandra Tutihashi que vê este fato com grande tristeza, ela disse que até o presente momento não foi informada deste fato, mas caso venha realmente ocorrer terá que tomar providências drásticas, pois a população de Pinda e dos 15 municípios não poderão correr riscos e, que uma reunião emergencial será chamada para poder tomar as devidas providências.
A comissão de saúde da Câmara, representada pela vereadora Gislene Cardoso fez um requerimento verbal pedindo informações sobre a atual situação do laboratório.
A presidente do COMUS Irene Ribeiro que está participando de uma conferência do SUS em Brasília nos informou por telefone que já protocolou na semana passada junto ao Ministério Público uma denúncia pedindo para que o referido órgão tome as providências junto a atual administração para reposição de todo material para que o laboratório não pare de funcionar.

Saúde X política: aonde está o respeito a vida

Ao longo dos últimos 100 dias estamos acompanhando as atitudes da secretária de saúde e elas são constantes politiqueiras onde não existe nenhum compromisso com a saúde do município e muito menos com a vida das pessoas, ao longo desse início de gestão vimos o SAMU ir embora, vimos o rompimento com a Santa Casa da administração do Pronto Socorro colocando mais de 150 famílias desempregadas sem ter feito uma chamada pública e, até mesmo realizado todo procedimento jurídico que determina a lei de responsabilidade fiscal, e vem ensaiando e trabalhando em silêncio para que ocorra a terceirização do laboratório municipal.
E agora em mais um ato arbitrário está deixando acabar todo o material para realização de exames.
Isso sem falar da falta de médicos, confusão total no setor de transporte da saúde e uma equipe sem meta e sem compromisso com a saúde das pessoas, tudo leva a crer, principalmente pelas atitudes, é que ela quer supostamente trazer grupos que atuam na área da saúde sem responsabilidade de qualidade e atendimento as pessoas e sim de grupos que utilizam de supostos acordos políticos para se favorecerem em troca de suposto apoio as eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário