sexta-feira, 7 de abril de 2017

Saúde reorganiza agendamento de transporte de pacientes


A Prefeitura de Pindamonhangaba está reorganizando o agendamento para transporte de pacientes para fora do município. Esse serviço, o TDF (Tratamento Fora de Domicílio) é responsável por levar pacientes do SUS e seus acompanhantes, quando necessário, para a realização de atendimento médico especializado em média e alta complexidade em unidades de saúde cadastradas ou conveniadas ao SUS em instituições de referência fora de Pindamonhangaba, como Taubaté, São Paulo, Bauru, entre outras.
Para que seja realizado com mais eficiência e eficácia, o transporte de pacientes vai seguir o cumprimento das regras de acordo com a ​Lei Municipal 5677/2014 e Resolução nº. 13 do Ministério da Saúde, de 23/02/2017, ambas disponibilizadas no Setor de Agendamento e internet. O TFD somente irá ocorrer quando esgotados todos os meios de tratamento e realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no próprio município.
Para ter direito ao transporte, o beneficiado precisa ser paciente SUS e apresentar o comprovante de agendamento da instituição em que irá fazer a consulta ou exame​ ou demais procedimentos médicos​. A solicitação do transporte deve ser feita no CEM - Centro de Especialidades Médicas - localizado na Rua Dr. Frederico Machado, centro.
“O comprovante de agendamento de consulta na instituição SUS será obrigatório. Esta medida é para dar mais segurança ao próprio usuário durante o transporte”, explica a secretária de saúde, Valéria dos Santos.
Alguns pacientes têm, ainda, direito a acompanhante. São el​e​s: menores de 18 ou maiores de 60 anos, pessoas com deficiências ou que tenham exigência médica de acompanhamento. O beneficiado e o acompanhante recebem ajuda de custo para alimentação, para referências acima de 50 Km, bem como pernoite, se for o caso.
Com essa reorganização, algumas melhorias já foram implantadas. A equipe de atendentes já está instalada em uma sala arejada e com melhores condições de trabalho. Os pacientes interessados não precisam mais ficar aguardando atendimento ao ar livre, podem ficar sentados enquanto esperam sua vez, e agora também são atendidos por meio de senha.
Nesta semana, as atendentes passarão por um treinamento do sistema CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde.
Outra melhoria é que agora há um funcionário que liga para os pacientes confirmando o transporte, horário e local. Antes, o próprio paciente é que tinha que ligar para o transporte e, dependendo do horário da ligação, com o final do expediente, muitas vezes não era possível este contato.
"Todas essas melhorias visam o bom atendimento do paciente, pois quando se trata de saúde é preciso ter uma atenção especial. Lidamos com pessoas fragilizadas e que precisam de cuidados. Estamos ainda em processos de melhorias, estaremos em breve implantando um sistema que será interligado diretamente com o Setor de Transporte da Prefeitura", comenta Valéria dos Santos.

Nota da redação

O texto é bonito e o projeto é bom, vamos ver na prática, pois ao longo desses 100 dias de governo já tivemos paciente que foram esquecidos em São Paulo quando fazia tratamento de câncer, autista esquecido em São José, paciente de hemodiálise em Taubaté e ainda agendaram em horários diferentes para crianças Nicole e Nicolas , sendo um às 7 e o outro às 12 horas, onde é o mesmo paciente, falta de atenção por parte do responsável pelo transporte da saúde.
Na saúde da mulher falta anticoncepcional e tem uma fila para ultrassom para mais de 1 mil mulheres.
Falta vaga para cirurgia de catarata, hérnia, etc.
Criança morre no Pronto Socorro, além de falta de medicamentos, exames, médicos e atendimento de qualidade para população.
O prefeito é médico, sua esposa é biomédica e a população esperava um pouco mais do governo na área da saúde. Por isso senhor prefeito está na hora de colocar um basta em acordos com deputados e colocar ao invés de politiqueiros, na frente da saúde pessoas que tenham compromisso com pessoas e trate a saúde com respeito e amor.


Walter Magui

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