quinta-feira, 25 de maio de 2017

Gestão Democrática na Escola Pública




            A E. E. Profª Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues, no bairro Cidade jardim, participou com êxito do Projeto Gestão Democrática, proposto pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. O Projeto teve início no final do ano passado, onde pais de alunos, alunos, professores, servidores/funcionários e gestores tiveram a oportunidade de responder um questionário on-line acerca do Grêmio Estudantil, Conselho de Escola, Associação de Pais e Mestres (APM) e outros assuntos. Essa escuta gerou um documento com mais de 500 mil participações nas mais de 05 mil escolas estaduais de todo o Estado de São Paulo.
            Num segundo momento, foi proposto às unidades escolares que reunissem os segmentos para que levantassem os problemas (desafios) da escola e elaborassem propostas de resolução. A E. E. Profª Alexandrina Gomes de Araújo Rodrigues se mobilizou e reuniu mais de 100 pais/responsáveis para esse segundo momento no dia 06 de março (sábado), onde fizeram um grande momento de reflexão e partilha. Durante a semana deu voz e vez aos seus mais de 400 alunos, 30 professores, cerca de 10 funcionários, bem como à própria equipe gestora, onde puderam conhecer e discutir um pouco mais sobre Democracia, Corresponsabilidade, Diálogo, Gestão Democrática, entre outros temas correlatos. Todo o material produzido foi compilado, gerando mais de 100 propostas de melhoria ao sistema público de Educação.
            Na noite do dia 17 de maio, todos os segmentos participantes reuniram-se novamente numa Assembleia Geral, para tomar ciência de todo o material produzido e finalizar a parte do Projeto que cabe à escola. O Diretor Lúcio Ricardo de Carvalho deu abertura ao evento e os participantes analisaram e elegeram as propostas mais urgentes, que serão mandadas diretamente para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Em clima de festa e alegria, a escola aproveitou a união entre os segmentos para homenagear os alunos destaques do ano de 2016, bem como os alunos medalhistas dos jogos escolares deste ano. A equipe escolar sorteou diversas camisetas que mandou confeccionar exclusivamente para o Projeto Gestão Democrática e empossou oficialmente os representantes do Grêmio Estudantil. O evento foi visto com bons olhos por todos os presentes.
            O Projeto e o evento foram momentos riquíssimos, onde comunidade e escola puderam se unir ainda mais em vista de uma Gestão Democrática e de uma escola de qualidade, que conta com a participação e a responsabilidade de todos. A equipe gestora da escola se surpreendeu com o empenho de todos os envolvidos e espera que a comunidade participe cada vez mais dos eventos escolares, para que juntos consigamos melhorar os índices de aprendizagem e diminuir a evasão escolar.


Professor Welton Augusto – Coordenador Pedagógico

Nenhum comentário:

Postar um comentário