sexta-feira, 26 de maio de 2017

Parque Trabiju é reaberto com Caminhada Solidária



O Parque Natural Municipal do Trabiju foi reaberto no último domingo (21), com a I Caminhada Solidária, que contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.
O tempo fechado não tirou o ânimo de quem foi ao local. As pessoas começaram a chegar por volta das 8 horas e, após um café da manhã ao ar livre, partiram para uma trilha de cerca de 1,5 quilômetro pela mata.
No caminho, os visitantes passaram por um lago, alguns córregos e riachos, trechos de subida e por fim, avistaram a antiga caixa d’água, que dá nome à trilha e abasteceu o município até 1930. Eles foram acompanhados por guardas ambientais e pesquisadores do parque, que mostraram um pouco da diversidade da flora e da fauna local.
O prefeito também participou da caminhada. “Nosso objetivo é oferecer a possibilidade de um lazer consciente, que envolva também educação ambiental, de uma forma segura e que não agrida o meio ambiente. O parque é muito rico e esse passeio é uma amostra de seu potencial”, disse ele.
O coordenador de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, comenta que a caminhada foi possível graças a participação de parceiros como a Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Guarda Municipal, Departamento de Turismo, Conselho Gestor do Parque, Departamento de Saúde, estudantes de Enfermagem da Funvic, Departamento de Meio Ambiente e Fundo Social de Solidariedade. "O trabalho em equipe possibilitou a realização deste evento, com um custo muito baixo para a Prefeitura, mas garantindo a segurança, organização  e o sucesso dessa primeira caminhada. Pretendemos realizar outros eventos como este, para que mais pessoas possam participar", afirma Flores.

Doações

Os participantes da caminhada doaram leite em pó ao Fundo Social de Solidariedade de Pindamonhangaba. Ao todo, foram doados 106 pacotes - correspondentes a 46 quilos de leite -, que serão distribuídos a instituições assistenciais do município.
Para a presidente do FSS, Cláudia Domingues, o apoio da população tem sido fundamental. “Em todos os eventos beneficentes e solidários, as pessoas têm aberto o coração e contribuído, atendendo aos nossos pedidos. Isso nos deixa felizes, pois só em parceria com a comunidade é que poderemos fazer um trabalho eficaz”, ressaltou.
Durante a caminhada, o Departamento de Meio Ambiente fez a doação de mudas de árvores para os visitantes. Aproximadamente 200 mudas foram entregues a quem passou pelo parque.

Os interessados em conhecer o Parque Natural Municipal do Trabiju devem obter informações sobre o agendamento de visitas no Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone 3648-3323.

Nenhum comentário:

Postar um comentário