segunda-feira, 5 de junho de 2017

PRÓTESE DENTÁRIA


Prótese dentária é a ciência odontológica responsável pela reposição de dentes ou tecidos bucais perdidos, visando restabelecer as funções fonéticas, mastigatória e estética dos indivíduos.
Existem relatos arqueológicos de peças protéticas encontradas em escavações de povos que habitaram a terra por volta de 4000 a. c. as quais eram confeccionadas com dentes de animais, marfim ou dentes de outros indivíduos, ligados entre si por fios de ouro, que também ligavam a prótese aos dentes remanescentes.
Hoje em dia graças aos avanços tecnológicos podemos encontrar uma imensa variedade de tipos de próteses, cada qual destinada a solucionar um tipo de problema.
Dentre as próteses mais conhecidas e utilizadas, estão as próteses removíveis, que são as próteses totais (dentaduras) e as próteses parciais removíveis (pontes móveis). Esse tipo de prótese é removida para a higienização, podendo também ser removidas durante o período em que o paciente estiver dormindo, más não existe uma regra com relação a essa prática, preconiza- se o bem estar do indivíduo durante o sono, fica a cargo do mesmo dormir ou não com as próteses.
Temos também as próteses parciais ou totais fixas, suportadas por outros dentes, raízes remanescentes ou implantes. Esse tipo de prótese não pode ser removida para higienização, porém existem no mercado diversos tipos de escovas e fios dentais destinados a higienização desse tipo de prótese.
Antes da confecção de qualquer tipo de prótese, o cirurgião dentista deve verificar a saúde bucal, condições físicas e psicológicas para o recebimento da prótese assim como os tipos de próteses indicadas para cada caso, de acordo com a necessidade e poder aquisitivo do paciente.
As próteses têm que ter formas e cores correspondentes a cada paciente, levando em consideração estatura, sexo, formato do rosto, tamanho da boca, cor da pele, etc. sendo também extremamente necessária total adaptação aos tecidos duros e moles da boca, sendo que, uma prótese
mal adaptada pode provocar danos que podem ir desde uma simples afta, até um câncer bucal.
As próteses devem ser higienizadas após cada refeição, como os dentes naturais, sendo que a não higienização pode acarretar em mau hálito e até doenças fungicas nas regiões de maior contato com a prótese.
As próteses têm um prazo de validade, sendo que após esse prazo as mesmas perdem sua efetividade sendo necessária sua substituição por uma peça nova.
A confecção de próteses dentárias é um serviço artesanal que depende da interação entre o cirurgião dentista, o protético e o paciente. Portanto procure sempre um profissional competente e desconfie de ofertas mirabolantes, muitas vezes o barato sai caro.

Dr. Nilton José Lira CRO/SP: 97089

Nenhum comentário:

Postar um comentário