quinta-feira, 27 de julho de 2017

A criança e os dentes


É muito importante que se reconheça por parte dos pais e das crianças a importância dos dentes de leite ou temporários, cientificamente conhecidos como dentição decídua.
A dentição decídua inicia-se por volta dos seis meses de idade com a erupção dos incisivos centrais e, até os dois anos e meio espera-se que todos os vinte dentes que compõem essa dentição estejam erupcionados.
A dentição decídua é temporárias más nem por isso deixa de ter importância, então se deve escovar e ensinar a criança a escovar os dentes após todas as refeições, mas todas mesmo e não só as principais, já que todos os alimentos são formadores de cárie em potencial. Exemplo: se a criança come merenda na escola, tem que escovar os dentes, se come uma fruta no meio da tarde, tem que escovar os dentes, e assim por diante. E essa noção de quando escovar deve partir dos pais e responsáveis, já que criança não tem noção de responsabilidade e se ninguém cobrar, ela não escova os dentes e só vai ter noção do problema quando o dente doer.
Um dos problemas que mais afetam a dentição decídua é a cárie de mamadeira, pois erroneamente as mães adicionam açúcar a mamadeiras das crianças e depois da amamentação simplesmente colocam a criança pra dormir, sem escovar os dentes. 
Devo lembrar às mães que os bebês não têm paladar formado, por isso não tem noção de bom ou ruim. Sendo assim, o costume de provar a mamadeira ou a papinha da criança pra verificar se está gostoso é imprimir a eles o seu padrão de paladar e assim não deixa-los descobrir ou opinar.
Uma criança com cárie de mamadeira tem a estética e o formato dos dentes prejudicados, além de dor, mau hálito e podendo levar à perda prematura dos dentes.
Todo dente decíduo serve de guia para o dente permanente através das raízes que, à medida que o dente permanente vai se formando, a raiz do dente decíduo vai se reabsorvendo, até que o mesmo cai sempre sem raiz.
 A perda prematura dos dentes decíduos pode acarretar em problemas de articulação dos dentes permanentes já que sem um guia torna-se quase impossível o dente permanente erupcionar na posição correta.
É muito importante levar as crianças ao dentista ainda bebês, para que eles se acostumem com o ambiente do consultório e com o profissional. As consultas devem ser uma rotina prazerosa na vida de seu filho, assim ele será um adulto saudável, consciente e sem medo de dentista.

 Dr. Nilton José Lira CROSP: 97.089
Cirurgião Dentista e Técnico em Prótese dentária


Nenhum comentário:

Postar um comentário