quinta-feira, 20 de julho de 2017

Frota do transporte escolar de Pinda é renovada

Legenda: Todos os veículos novos seguem as regras de segurança, além de garantir conforto para as crianças durante o transporte . foto: Divulgação


Os novos veículos garantem o conforto e a segurança dos alunos da rede pública de ensino

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, está atenta em oferecer um serviço de qualidade e segurança para o transporte de seus alunos. Atualmente, a Prefeitura de Pindamonhangaba atende, por meio de empresa terceirizada, 1500 alunos, diariamente, com transporte escolar. Desses, cerca de 800 são municipais e cerca de 700 são alunos estaduais, atendidos por meio de convênio. Os alunos da Apae também são atendidos por meio de convênio.
A empresa Antunes e Antunes, que presta serviços à Prefeitura de Pindamonhangaba, vem renovando sua frota de ônibus escolares para melhor atender a população. No começo do ano de 2017 foi apresentado um projeto em que todos os meses um veículo novo seria entregue, sendo que, na ultima quinta-feira (6) o sétimo transporte escolar foi adquirido e irá atender a EE Profª Gabriella Monteiro de Athayde Marcondes, no Ribeirão Grande.
Todos os carros são novos e, com a parte de segurança atualizada, atendendo as normas dos transportes escolares, como explica o funcionário, Ireno Apolinário. “Exige limitador de 10 cm nas janelas, as faixas escolares, todos os veículos devem estar devidamente sinalizados, todos os cintos de segurança devem estar funcionando, deve ter tacógrafo e estar cadastrado no DETRAN e com toda a documentação correta”, enumera, lembrando que a nova frota possui também câmeras de ré e ar condicionado.
Atualmente, dos seis veículos entregues, quatro são microônibus e duas vans, e atendem no período da manhã e tarde as escolas municipais Prof. Orlando Pires (Bom Sucesso), Prof. Manoel Cesar Ribeiro (Res. Andrade), Prof. Augusto César Ribeiro (Vila Rica), Profª Maria Aparecida Arantes Vasques (Mombaça) e Prof. Alexandre Machado Salgado (Campinas). Os veículos atendem também as escolas estaduais João Martins de Almeida, Prof. Pedro Silva, Wilson Pires Cesar e Ismênia Monteiro de Oliveira. Já em Moreira César, um ônibus atende as escolas municipais Prof. Joaquim Pereira da Silva (Mantiqueira), Ayrton Senna da Silva (Pasin) e Serafim Ferreira (Terra dos Ipês I) e a escola estadual Mário Tavares. A nova aquisição é adaptada para poder atender um aluno cadeirante.
Os ônibus que fazem o transporte escolar de Pindamonhangaba serão os primeiros do Vale do Paraíba que receberão a implantação de rastreadores em que os pais poderão acompanhar o trajeto dos filhos através de um aplicativo, e os professores também poderão saber quais alunos estão indo para a aula.

Acompanhamento da Educação

A Secretaria de Educação e Cultura é responsável pela fiscalização e acompanhamento do transporte escolar. Neste ano, foram realizadas palestras de capacitação em janeiro e em maio, tanto para os funcionários da empresa que têm contato direto com os alunos, como motoristas e monitores, como com os gestores das escolas municipais e estaduais.
Os alunos que têm direito ao frete são os menores de 12 anos (para os maiores, é utilizado o sistema de passes escolares), alunos da Rede Regular de Ensino (Infantil e Fundamental municipais e Médio estadual), moradores da zona rural em que a escola fique a mais de 2 km de distância da residência do aluno, e alunos com deficiência de locomoção.
Moradores da área urbana somente têm direito ao frete escolar, em casos em que não haja vagas nas escolas municipais ou estaduais próximas menos de 2 km de sua residência.
A população pode fazer a solicitação de inclusão no transporte escolar, diretamente na unidade escolar.
Todas as informações podem ser obtidas no Setor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação, que fica na sede da Secretaria de Educação (Avenida Fortunato Moreira, 173, centro) ou pelo telefone 3644-1574.



Nenhum comentário:

Postar um comentário