terça-feira, 12 de setembro de 2017

Prejuízo e atraso tumultua diariamente o laboratório


Desde que assumiu a Secretaria de Saúde, a sobrinha e indicação do deputado Padre Afonso, Valeria Santos na ansiedade de terceirizar o laboratório e outros serviços do setor, onde ninguém entende o porquê, colocou os exames da população em dificuldade, prejuízo de mais de 120 mil exames tudo por falta de planejamento e de responsabilidade.
Todo este furacão que toma conta do laboratório municipal se iniciou com a não renovação dos contratos de parte dos equipamentos, outro fator foi a falta de experiência e de responsabilidade com o pacientes por parte da secretária de saúde e um prejuízo desnecessário aos cofres públicos. Se tivesse feito um planejamento administrativo e financeiro e não um rompimento brusco nada disso estaria acontecendo.
Com o afastamento da chefa do laboratório Shirley Abreu fica fácil novas lambanças que podem vir ocorrer por parte da secretária de saúde. Segundo apuramos no laboratório existe insumos para todos os equipamentos para atender a demanda até dezembro e mesmo sem contratos de parte das empresas terá que manter os equipamentos e assistência técnica até o término desse material conforme rege os contratos.
Tem ainda três equipamentos que os contratos estão vigentes até dezembro, mas a ansiedade e a vontade da secretária é de rescindir esses contratos o que certamente irá gerar multas contratuais causando assim prejuízo aos cofres públicos.
O laboratório independente de quem esteja certo ou errado, se tem prejuízo ou lucro, caberá a Comissão Especial de Inquérito e ao Ministério Público apurar, mas a falta de responsabilidade que hoje está prejudicando os pacientes é fato, onde mais de 100 mil exames perdidos que terão que ser coletados novamente, dois gastos com agulhas, seringas e frascos e aí fica o questionamento, qual é o prejuízo financeiro que o município teve e de quem será a responsabilidade para o ressarcimento aos cofres públicos?
Está tendo perda de consultas, os pacientes não estão tendo continuidade em seus tratamentos, está ocorrendo atraso no início de novos tratamentos e de diagnósticos, por causa do que vem ocorrendo no laboratório.
Até o momento a Secretaria de Saúde não fez nenhuma nota oficial dizendo o motivo do afastamento da chefa de laboratório Shirley Abreu, tendo em vista que a sindicância interna já vem ocorrendo desde agosto. Para todo ato tem que ter uma justificativa, fato que demonstra sem esta nota oficial da secretária, que ter a chefe do laboratório longe das suas atividades supostamente fica mais fácil de concluir todo o processo de terceirização.
Vamos aguardar a partir de agora o desenrolar da CEI, do Ministério Público e do Tribunal de Contas e ver de quem é a verdadeira responsabilidade, pois o único prejudicado até o momento são os pacientes que estão sofrendo para realização de exames, com agendamento para mais de 40 dias, atraso em seus tratamentos.
Nesse caso a constituição não está sendo cumprida, pois é obrigação do município, estado e federação proporcionar uma saúde digna a população.


Um comentário:

  1. PARABÉNS AO PREFEITO DE PINDA PADRE AFONSO E AO VICE FABIANO VANONE PELO ÓTIMO TRABALHO QUE AMBOS VEM DESENVOLVENDO NA ADMINISTRAÇÃO DA PREFEITURA DE PINDA , PARABÉNS !

    ResponderExcluir