quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Parceria SENAR/Sindicato Rural auxilia na capacitação do produtor rural


Cursos realizados em diversas áreas proporciona geração de renda ao homem do campo

A parceria entre o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural tem garantido a formação de milhares de produtores e funcionários rurais. Os cursos que são gratuitos acontecem em diversas áreas dando ao homem do campo informação e formação, que proporcionam a geração de emprego e renda, além de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Em Pindamonhangaba, os cursos do Senar contam com a coordenação de Gisleyne Cristian Alvarenga Monteiro. A coordenadora avalia que o trabalho do Senar é muito gratificante. “Nosso dever é orientar pessoas para uma qualidade de vida melhor, estimulando a autoestima, a criatividade, o cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade”.
Em 2017, já foram realizados muito cursos na cidade em diversas áreas como: Produção de Tomates Orgânicos, Programa Promovendo a Saúde no Campo, Apicultura, Operação e Manutenção de Motosserra, Processamento de Frutas, Turismo Ecológico no meio Rural, Minhocultura, Animais Peçonhentos, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Meliponicultura, entre outros.
Rodolfo Toledo é Técnico em Agropecuária e instrutor do Senar no curso de Produção de Tomate Orgânico. Ele explica que o curso tem como objetivo capacitar os pequenos produtores na produção de tomate sem uso de agrotóxicos e adubos sintéticos. “Como ex-produtor de tomate convencional esclareço que devido ao formato químico-sintético do agrotóxico e o período de carência exigido pelo mesmo, 90% da produção de tomate convencional do Brasil contém resíduos de venenos”. Para o instrutor, os cursos são importantes porque capacitam os produtores para terem maior produção, maior ganho e ao mesmo tempo proporcionam uma forma de utilizar a propriedade sem prejudicar o meio ambiente. “Cultivando tomate orgânico em cursos e como produtor há 15 anos, deixo aqui a satisfação de ter produzido com sucesso um alimento saudável e por auxiliar que outros produtores façam dessa maneira”, conclui. Em média cerca de 200 alunos se formam nesse curso, no Estado de São Paulo.
Midori Fukashiro é aluna assídua dos cursos do Senar na área de turismo e acredita que são muito importantes por capacitar uma população carente, como a da zona rural. “Sou suspeita em falar dos cursos, pois já participei de muitos na área de turismo. Acredito na economia da indústria do turismo aqui no Vale do Paraíba”, salienta.  Ela afirma que capacitação é essencial para que a atividade cresça cada vez mais gerando emprego e renda. “Os instrutores e metodologias do SENAR são fantásticos. Sempre conduzem as aulas teóricas e práticas de forma muito dinâmica e com exemplos práticos”, conclui.

Cursos realizados


Durante o primeiro semestre foram realizados diversos cursos no Sindicato Rural com a parceria do Senar. Para João Bosco Andrade Pereira, presidente do Sindicato Rural, a parceria com o Senar é de extrema importância para o Sindicato. “Por meio do Senar podemos oferecer capacitação para nossos associados, promovendo melhorias e fortalecendo o homem do campo”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário