quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Carnaval de Pinda terá novo percurso, atrações inéditas e ações sociais

  
Blocos tradicionais de Pinda continuam saindo do local de origem; blocos de São Luiz permanecem saindo do 'Quartel', mas em direção ao Parque da Cidade - que também receberá shows noturnos.

Após o sucesso alcançado em 2017, a Prefeitura de Pindamonhangaba vai promover novamente o Carnaval Solidário. A grande novidade deste ano será um novo percurso dos blocos de São Luiz do Paraitinga, que terá início no Largo do Quartel, no mesmo local de saída tradicional de outros anos, só que com a chegada próxima ao Parque da Cidade.
A mudança de percurso possibilitou economia de recursos e vai gerar mais segurança para as apresentações noturnas. O coordenador de Eventos da Prefeitura, Ricardo Flores, esclarece que “os blocos tradicionais de Pinda continuarão desfilando pelas ruas da cidade. A única coisa que mudou é o trajeto dos blocos de São Luiz - que agora terão destino ao Parque da Cidade - que também será palco dos shows noturnos. De uma maneira geral, podemos resumir que as atrações que aconteciam na 'avenida' agora passam para o Parque da Cidade. Apenas isso”.
Para o prefeito Isael Domingues, a mudança no percurso vai acolher melhor a população após os desfiles dos blocos e durante os shows noturnos, que irão acontecer no Parque da Cidade - um local preparado para receber grandes eventos. “Esta é uma promessa de campanha que estamos cumprindo. Um pedido de diversos moradores da região da 'Nossa Senhora do Bom Sucesso', que ficava interditada para o carnaval. Com a chegada dos blocos próximos ao Parque, a população poderá ter acesso para as apresentações musicais noturnas. Isso vai gerar economia, mais segurança, maior fluidez do trânsito na entrada da cidade e menos transtornos na área urbana durante da noite”, ressalta.
Para garantir a segurança durante a noite, toda a área de mata do Parque da Cidade será isolada com grades de fechamento, e a população não terá acesso a estes locais. Já no local do palco haverá torres de fiscalização da Polícia Militar, além de um portal de entrada monitorado pela Polícia, segurança privada e apoios da Guarda Municipal.
“Economizaremos na contratação de estruturas que eram necessárias na avenida, pois o Parque da Cidade já possui palco e camarins. E investiremos mais em segurança, fechamento de todo o bosque de mata e praça de alimentação para melhor acolher os foliões”, complementa Ricardo Flores.

Mais blocos

Ele explicou que os blocos tradicionais de São Luiz do Paraitinga vão marcar ainda mais presença neste ano, e com um dia a mais do que nos anos anteriores. “Neste carnaval teremos os três grandes blocos tradicionais: Juca Teles, Barbosa e a grande novidade, que será a Maricota. Outra inovação é que teremos os blocos do Barbosa e do Juca Teles com desfiles tanto no centro da cidade quanto em Moreira César”.
A programação do Carnaval Solidário 2018 começa dia 2 de fevereiro (sexta-feira) com o Festival de Marchinhas na Praça do Quartel. Contará também com pré-carnaval em Moreira César nos dias 3 e 4 (sábado e domingo), ‘matinoite’ no Largo do Quartel e muita folia no Parque da Cidade do dia 10 ao dia 13.
“A população de Moreira César foi presenteada este ano com um desfile do Juca Teles, que vem somar ao tradicional dia do Bloco do Barbosa no Distrito”, comenta Flores.
Além blocos de São Luiz, os tradicionais blocos de Pinda, como Bloco do Socó e Bloco das Dondocas, também estão confirmados.
“Outra mudança também é que o Bloco do Socó volta agitar os foliões durante a noite, com saída na sexta-feira de carnaval - abrindo a semana oficial do evento, às 22 horas, da praça Barão do Rio Branco (próximo à Igreja São José)”, completa Flores.

Ações Solidárias
O Carnaval terá diversas ações solidárias, entre elas a troca de 1.200 abadas por um quilo de alimento. A arrecadação será revertida ao Fundo Social da Solidariedade. Os blocos da cidade também irão se mobilizar arrecadando doações, além de postos pelos locais que irão receber as festividades.
O Parque da Cidade terá o estacionamento solidário, onde os foliões poderão pagar R$ 10,00 para estacionar com segurança. O valor arrecadado será revertido para as instituições sociais regularizadas de Pindamonhangaba.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Festival de Marchinhas – Praça do Quartel
De 2 a 4 de Fevereiro – 20h
  
Matinoite – Praça do Quartel
10 a 13 de Fevereiro– 16h às 23h
Banda Vale Som


03/02 (sábado)

16h - Bloco do Jucateles   - Pré Carnaval – Moreira César - Saída: Av. José Ademar César Ribeiro (Av. do Zito)
19h – Grupo Paranga de São Luiz do Paraitinga - Praça do Vale das Acácias


04/02 (domingo)

16h - Bloco do Barbosa – Pré-Carnaval – Moreira César - Saída: Av. José Ademar César Ribeiro (Av. do Zito)
19h - Dj Yago e Sambatuque - Praça do Vale das Acácias


09/02 (sexta-feira)

 22h - Bloco do Socó - Saída e chegada na Praça Barão do Rio Branco (próximo a Igreja São José)


10/02 (sábado)

9h as 14h - Bloco das Dondocas - Saída e chegada no Av. Cel. Fernando Prestes

16h - Bloco Juca Teles - Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao 

Parque da Cidade

18 as 23h30 - Grupo Paranga de São Luiz do Paraitinga - Palco do Parque da Cidade

11/02 - (domingo)

18 às 23h30 - DJ Yago e Bateria Imperial do Vale - Parque da Cidade

12/02 – (segunda-feira)

16h - Bloco do Barbosa  -Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao Parque da Cidade
18 às 23h30 - Banda Sambatuque - Palco da Parque da Cidade

13/02 (terça-feira)

16h - Bloco da Maricota e Maracatu BaquedoVale (INÉDITO) - Saída Praça do Quartel e chegada próximo ao Parque da Cidade
18 às 23h30 - Os três primeiros ganhadores do Festival de Marchinhas / Banda Los Cunhados - Palco do Parque da Cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário