quarta-feira, 18 de abril de 2018

Higienização de Próteses Dentárias




A reabilitação oral através do uso de prótese dentária visa restabelecer a funcionalidade e recuperar a auto-estima do paciente, entretanto, o papel do cirurgião-dentista neste processo não se resume apenas à confecção e instalação da prótese. É necessário que o profissional se proponha a orientar e motivar o paciente quanto à higienização das mesmas e dos tecidos da cavidade bucal, pois o acúmulo de restos alimentares na superfície interna das próteses facilita a colonização e a penetração de bactérias e fungos na resina formando uma placa microbiana extremamente organizada. Deste modo, as próteses removíveis podem contribuir para a evidenciação clínica de diversos processos patológicos. Alguns procedimentos têm sido recomendados para prevenir a formação dessa placa como, por exemplo, o uso de cloro. Os métodos mecânicos, como o uso de escova e creme dental ou sabão, são os mais utilizados pelos usuários de prótese para remover a placa bacteriana. A associação entre os meios químicos e mecânicos também se mostra eficaz para a limpeza das próteses. O conhecimento dos métodos de prevenção e controle da placa bacteriana é de suma importância para que o cirurgião-dentista possa orientar o paciente a criar hábitos corretos de limpeza das próteses e a incorporar a atividade de higienização à sua rotina de cuidados com a saúde.

Técnicas de Higienização de Próteses Dentárias Removíveis

As próteses deverão ser removidas para limpeza sempre após a ingestão de alimentos.
Para a remoção dos fungos e bactérias aconselha-se fazer a diluição de uma colher de cloro em um copo com 300 ml de água e deixar as próteses nessa mistura por 10 minutos. Após, higienizar com escova dental comum ou especial, macia que facilite a limpeza das superfícies internas e pasta não abrasiva ou sabão neutro. Na região interna dos grampos, onde o acesso da escova dental é difícil, é necessária a utilização de escovas interdentais ou escovas cilíndricas.
Os pacientes com dificuldade motora para higienização da prótese podem utilizar substancias químicas existentes no mercado. Os melhores produtos são os peróxidos alcalinos, na forma de pastilhas efervescentes ou pó que quando diluídos em água liberam oxigênio, limpando a prótese. Apresentam ainda ação antimicrobiana e removem as manchas.
A higienização das próteses é tão importante quanto à limpeza dos dentes naturais.

Técnicas de Higienização de Próteses Dentárias Fixas

As próteses fixas unitárias, quando bem desenhadas e bem adaptadas marginalmente, comportam-se como dentes naturais na sua limpeza e exigem do paciente os mesmos cuidados, isto é, boa escovação na técnica e no tempo corretos, complementada pelo uso do fio ou fita dental. Os portadores de pontes fixas necessitam de dispositivos especiais como escovas interdentais, passadores de fio dental, ou fios com a ponta endurecida, para a limpeza dos espaços protéticos.
O mau desenho de uma prótese fixa, a má adaptação, o incorreto uso dos materiais pelo laboratório e a limpeza insuficiente podem permitir a retenção de detritos alimentares e bactérias, causando inflamação gengival e mau hálito, assim também como o prazo para substituição das próteses deve ser respeitado, já que uma prótese após sua vida útil passa a não exercer perfeitamente sua função estética, mastigatória e fonética, além da possibilidade de uma má adaptação causando inúmeros problemas como retenção de alimentos, desconforto e problemas de saúde como doenças fungicas, hiperplásicas e neoplásicas (câncer bucal).

Dr. Nilton José Lira CRO/SP: 97089
Av. Jorge Tibiriçá 659 sala 04- Centro Pindamonhangaba- Fone (12) 3527-0302 

Nenhum comentário:

Postar um comentário