sexta-feira, 18 de maio de 2018

Cerimônias que recordam 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida começam sábado




Oração pela Restauração acontecerá semanalmente na Basílica Velha. Convidados vão abordar como a devoção na Padroeira ajudou na superação de dificuldades

As celebrações dos 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida serão oficialmente abertas na tarde do próximo sábado (19), com a realização da primeira Oração pela Restauração. A cerimônia acontecerá às 15h na Basílica Velha de Aparecida (SP) e vai marcar o início de uma série de comemorações que seguem até agosto.
O primeiro dos catorze encontros vai refletir sobre o resgate da pessoa humana e contará com a presença da restauradora da Imagem da Padroeira, Maria Helena Chartuni. A artista vai compartilhar com os peregrinos a experiência vivida em 1978, quando ao restaurar o maior símbolo da fé católica do Brasil, ela também viu sua fé ser reconstituída.
"Sem saber eu havia iniciado minha transformação no dia em que comecei a trabalhar naquele restauro. Hoje, tenho certeza que Nossa Senhora sutilmente foi restaurando a minha vida, também despedaçada, enquanto eu juntava os fragmentos de sua Imagem de terracota", recorda Maria Helena.
O testemunho de Chartuni vai compor o cerimonial da Oração pela Restauração, que também conta com a recitação de salmos e orações nas intenções da temática do dia. O rito ainda é integrado por cânticos populares dedicados a Nossa Senhora, facilitando a participação dos peregrinos que estiverem no templo durante a celebração.
A presidência do momento oracional ficará por conta do missionário redentorista, padre Alberto Pasquoto. Na época do atentado sofrido pela Imagem, o sacerdote integrava a equipe das Missões, mas viu de perto o processo que culminou na reintegração do maior símbolo da fé católica brasileira. "Quando nossos confrades falaram sobre o esfacelamento da Imagem, disseram que seria difícil recuperá-la. Me lembro da alegria que foi quando soubemos que ela havia sido restaurada e retornaria para Aparecida", recorda o religioso.
A Oração pela Restauração acontecerá semanalmente todos os sábados na Basílica Velha até o dia 19 de agosto, quando será encerrada com uma carreata de São Paulo a Aparecida. O trajeto será realizado pela Via Dutra com a Imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, recordando uma cena que aconteceu há quatro décadas, mas que se mantém viva na memória dos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário